Sonastério Ilumina – Aline Calixto – Foto @diegoruahn.
19º episódio do projeto traz a energia calorosa da cantora
O Sonastério ilumina lança novo episódio, no dia 22 de agosto, com Aline Calixto, um destaque do samba atual. Criada a partir de imersões de artistas no estúdio localizado no alto das montanhas de Minas Gerais, a série audiovisual musical apresenta lives sessions de músicas em versão inédita, além de um mini documentário, que registra a experiência deles na casa. O conteúdo estará disponível nas principais plataformas digitais e no canal do Sonastério no Youtube.
“Há tempos queríamos gravar alguém do samba no ilumina, e o nome de Aline Calixto logo surgiu em nossa curadoria. Este episódio é muito autêntico e com uma energia alta, que faz o corpo vibrar. Não há escolha melhor do que uma carioca criada em Minas para trazer samba e carnaval de alta qualidade”, comenta Caroline Leroy, coordenadora do projeto.
No 19º episódio do Sonastério ilumina, Calixto apresenta repertório único, em duas formações, uma dedicada ao samba, e outra a sua potência no carnaval. Interpreta sucessos autorais e regravações como “Oxóssi” (Roque Ferreira), “Flor Morena” (Arlindo Cruz / Jr. Dom / Zeca Pagodinho), “Meu Ziriguidum” (Aline Calixto / Gabriel De Moura Passos) e “Beijo Mesmo” (Aline Calixto e Juliano Buteco).
Nas interpretações, a artista traz o fôlego e a energia que a faz conduzir o Bloco da Calixto, um dos maiores de BH. Em 2024, ano em que completou dez anos, seu trio levou mais de 400 mil foliões às ruas da Savassi. A cantora ainda é reconhecida por outro projeto longevo na capital mineira, o Samba da Calixto, em que equilibra autorais com releituras de clássicos do gênero.
No mini documentário, o público poderá conhecer a artista mais de perto, sua história desde os dias em que era professora de Geografia até sua transformação em uma das vozes mais vibrantes da música brasileira contemporânea.
Na formação do samba, Aline Calixto traz Thiago Delegado (diretor musical e violão), Dudu Braga (cavaquinho), Aloízio Horta (baixo), Robson Neris (bateria) e Fabão Augusto e Diguinho Martins (percussão). Na de carnaval: Rodrigo Torino (diretor musical/guitarra), Luadson Fernandes (teclado), Verônica Zanella (baixo), Victor Mendes (bateria) e Robson Neris, Fabão Augusto e Diguinho Martins (percussão).
O projeto Sonastério ilumina é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig.
Sobre o Sonastério ilumina
Com estúdio próprio nos arredores de Belo Horizonte, a produtora Sonastério surgiu em 2017 com uma estrutura acima dos padrões de qualidade do mercado audiovisual brasileiro. O local oferece ao artista uma experiência única: um lugar para o escape da vida cotidiana no qual ele possa verdadeiramente se dedicar à sua obra, com todos os elementos técnicos necessários para que o resultado final seja de excelência.
“A ideia do ilumina existe desde a criação do Sonastério. O estúdio foi construído pensando em projetos como este, temos cinco salas de gravação, nas quais podemos gravar simultaneamente. Todo o estúdio foi construído do zero e já pensado também para o trabalho em vídeo, com estrutura pra isso. E eu sou muito fã de live sessions, quando a banda faz um show, com a energia do som ao vivo, mas dentro do estúdio, onde tem um ambiente controlado e a qualidade do áudio é muito superior. O ilumina é neste formato e tem um grande diferencial, cada artista tem um projeto customizado. Buscamos entender a essência, a identidade visual e a estética dele e trabalhar isso no episódio. Cada episódio tem uma iluminação diferente, um roteiro e uma cenografia únicos. Eu não conheço outro projeto de live session que faça isso”, conta Bruno Barros, diretor da produtora.
Já participaram do Sonastério ilumina artistas como Zeca Baleiro, Djonga, Maro, Maneva, Francisco, El Hombre, Zeeba, Lamparina, Mariana Cavanellas, Paulo Novais, Pato Fu, entre outros. Os mini-documentários são acoplados às músicas, com um estilo mais lúdico, artístico e ficam disponíveis no youtube da produtora (youtube.com/@sonasterio). As faixas também ficam disponíveis em streaming.
Dentre os convidados, a curadoria busca três perfis: artistas já consagrados, com uma carreira sólida; cantores ou bandas que estão numa crescente, sendo reconhecidos pelo mercado; e artistas que estão começando a despontar, as apostas da produtora. O alto padrão de qualidade, praticado em todos os projetos da produtora, também aparece na série ilumina, que vem para ser perene. “A gente sempre brinca que quer ser o novo acústico MTV, o melhor produto audiovisual brasileiro para marcar uma geração mesmo. Nosso objetivo é marcar as pessoas, levar os fãs de música para dentro da plataforma, queremos que elas entrem no canal e descubram um artista novo, que consumam música lá. Esse projeto é para sempre”, finaliza Bruno.
SERVIÇO
Sonastério ilumina – Aline Calixto
Dia 22 de agosto
Disponível no canal do Sonastério no Youtube e nas principais plataformas digitais
Mais informações:
www.sonasterio.com.br
https://www.instagram.com/sonasterio/